Técnicas para iniciar a divulgação de seu blog


Eu escrevi esse texto tem aproximadamente 7 ou 8 anos. Na época eu tinha um blog de humor e entretenimento. Após um tempo eu desisti, mas não vem ao caso agora.

Escrevi algumas técnicas para iniciar a divulgação do seu blog (na época ter um blog era febre, o mesmo que ser YouTuber hoje).

Vou transcrever aqui apenas para ficar registrado. Muitas dessas dicas ainda valem hoje em dia, principalmente para nós da “Blogosfera Financeira”. Outras entraram em desuso, naturalmente.

 

TÉCNICAS PARA INICIAR A DIVULGAÇÃO DE SEU BLOG

Técnicas
Técnicas para blogueiros: o Mestre Poupador já usou muito.

1 COMENTE

Faça uma conta no Google Reader (ou qualquer outro leitor RSS) e assine o RSS de no mínimo 20 blogs FAMOSOS (Bobagento, NaoSalvo,Testosterona,EuCapricho,Brogui,XPock,Treta, etc. etc. etc.). Comente em todos os posts deles. Dá trabalho, mas dá um retorno danado. Se estiver enjoado de comentar em todo post, comente em apenas um post de cada blog por dia.

2 PARCERIAS

Troque banners ou links com outros blogs pequenos ou que estão começando agora (eles estão loucos por parcerias também). Faça uma página só para exibir os links dos parceiros ou crie uma seção na barra lateral com os banners e links dos parceiros (neste caso, banner é um botão de em média 120×60 pixels).

3 LINKS DA SEMANA

A maioria dos grandes blogs tem toda semana (costuma ser sexta-feira) um post chamado LINKS DA SEMANA, que são simplesmente links para posts de outros blogs. Descubra como colocar seu link no meio destes (o blog Haznos.org, por
exemplo, tem uma comunidade no Orkut que os blogueiros deixam seus links. Toda semana eles escolhem alguns para publicar no site).

4 ROTEADORES DE CONTEÚDO

Ocioso, Linkirado e Colmeia são apenas alguns exemplos famosos de sites roteadores de conteúdo. Se cadastrar é gratuito e também rende uma divulgação danada. Acesse este site e entenda como funcionam e cadastre seus melhores posts!

5 AMIZADES

Tente fazer amizade com os blogueiros mais conhecidos, isso pode te render um “merchan” gratuito no blog do mesmo.

6 SEUS LINKS

Deixe seu link em todos os sites/blogs/fórum que freqüentar. Em fóruns e emails coloque o endereço do site como assinatura.

7 MOTORES DE BUSCA

Esse é, sem dúvida, o tópico mais importante. Aproximadamente 70% das visitas de um site são originadas do GOOGLE. Dividirei esse tópico em algumas partes:

7.1 CADASTRO EM SITES DE BUSCA

O Google indexa seu site automaticamente, mas é sempre bom cadastra-lo mesmo assim. Procure saber como cadastrar seu endereço em todos os sites de busca (Yahoo, Bing, etc.). Cadastre-o manualmente que a indexação será mais eficiente.

7.2 USE TAGS

Quando for criar um post, além de qualificá-lo com categorias, é bom também definir as tags do assunto do mesmo. Por exemplo, um post sobre Suplementos Alimentares, use tags como SUPLEMENTO, SAUDE, ACADEMIA, MUSCULACAO, entre outras. Com o tempo você pega o jeito. As tags são uma mão na roda para os motores de busca.

7.3 PLUGINS E META-TAGS

Você que usa wordpress já tem meio caminho andado. Descubra os melhores plugins de SEO (Search Engine Optimziation – Otimização dos Motores de Busca) para gerar as suas meta tags (informações escondidas no código do site que o ajudam a ser encontrado pelos motores de busca) e seu sitemap (literalmente o mapa do site, outra coisa que ajuda muito o Google).
Aprofunde mais sobre metatags, sietmaps e plugins. Em menos de 30 minutos você configura tudo.

8 LINKE OUTROS BLOGS

Gostou de um conteúdo e quer reproduzi-lo? Reproduza a vontade, mas coloque a fonte. Você fica bem visto na blogosfera.
E é isso, manter um blog é muito difícil e precisa de empenho, ainda mais no início. Mas seguindo essas dicas você terá uma grande evolução.

CompartilharTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

4 Comentários

  • O Aportado (#)
    30 de março de 2017

    Muito boas essas dicas,

    Vou tentar implementa-las.

    Abraços

    • Editor Poupador (#)
      30 de março de 2017

      Olá Aportado!

      Sim, apesar de terem quase dez anos, ainda dá pra usar algumas huehue

      Abraço

  • Blog Viver de Construcao (#)
    31 de março de 2017

    Boas dicas MP.,
    Sao velhas mas a maioria ainda funciona.

    Abs

    • Editor Poupador (#)
      31 de março de 2017

      Olá VdC!

      Obrigado pela visita.

      Sim, algumas ainda valem até hoje!

      Abs