Fechamento do mês de abr/17: despesas, receitas, aportes e mais


E aí, meu amigo, como vai? Mais um post de fechamento do mês.

Principais receitas

Esse mês meus trabalhos extras começaram a “florir”. Recebi uns bons honorários de serviços como freelancer em TI que ajudaram a abater a fatura do nuBank. O salário, mesmo sem o aumento, deu para cobrir todas as despesas, inclusive as da viagem de férias que fiz.

A propósito, eu e minha esposa temos a incrível capacidade de aplicar o minimalismo e a vida simples inclusive nas viagens. Gastamos pouco dinheiro e aproveitamos ao máximo. Não ficamos com a consciência pesada em momento algum. Cada centavo investido valeu a pena, e não deixamos dívidas para a posteridade. Nos controlamos e passeamos! No final da viagem ainda tive um baita aprendizado.

Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi a rentabilidade da carteira esse mês. Vocês verão na tabela mais abaixo mas esse mês eu tive uma renda passiva enorme, a maior até hoje, correspondendo a quase 6% do meu salário, fora os aluguéis recebidos dos FII.

Meus FII renderam 4,80%, pasmem os senhores (menção honrosa para o FIXX11 e seus magníficos 4,73% – posso estar enganado, sou leigo, mas pelo menos minha planilha disse isso, kkkkkk). A poupança rendeu 0,85% (aqui cabe uma dúvida aos senhores leitores: por que o pulo de 0,67% para 0,85%? Eu sei que está relacionado à SELIC, mas não estou acompanhando os juros…). Ou seja, até a poupança tá rendendo um pouquinho!

Tesouro rendeu 2,2%, bom também. Mas como é pré-fixado, não faz diferença, a não ser para os traders.

Principais despesas

Esse mês tudo correu bem, sem imprevistos. Somente as receitas básicas da casa mesmo, como aluguel, condomínio, energia, supermercado, internet e almoço (almoçamos fora todos os dias). Tudo dentro do roteiro, nada incomum.

Fechamento do mês de abril/2017.
Fechamento do mês de abril/2017.

O que foi um pouco fora da curva foi a viagem para o exterior, que não é todo mês que a gente faz (quem me dera). Como ela estava minunciosamente planejada, foi tudo OK. Sem gastos a mais. Inclusive gastamos a menos (tivemos que destrocar as moedas). Ótimo!

 

Aportes

Esse mês voltarei a aumentar um pouco meus aportes. Quero ir de Tesouro e FII, como sempre né. Não irei diversificar a carteira, vou aportar em um que já tenho, o FIXX11 mesmo. Ele rendeu bem esse mês, quero manter esse time titular. Óbvio que rentabilidade passada não significa rentabilidade futura, mas o histórico tá positivo, então vou manter esse aí mesmo. Mês que vem vario um pouco mais.

 

Estudos

Em abril não estudei nada. Nenhuma língua nem nenhuma tecnologia, nada. Em maio voltarei a estudar Inglês, firme na meta de em dezembro/17 estar fluente.

 

Expectativas para abr/2017

Meu salário vai aumentar e irei receber uma bolada de um trabalho com TI. Tem tudo para correr bem e ficar livre da fatura do cartão, que estava alta por uns meses.

Tentarei aportar alto, também! Pretendo investir um pouco em tecnologia (que eu gosto muito e vai ajudar bastante no meu trabalho em TI) e comprar um computador novo. Esse computador eu comprarei apenas com o dinheiro dos bicos.

 

Tell me about the numbers

Segue a planilha de acompanhamento do mês, bem resumida, já calculados os aportes.

 

Posts mais lidos

Os três posts mais lidos do blog nesse mês foram:

Conclusão

É isso amigos, esse mês deu tudo certo para mim e para minha carteira. E o próximo mês só tende a melhorar. Meu salário vai aumentar, irei receber honorários do meu trabalho como freelancer e meu projeto digital extra vai começar a dar frutos. Tem tudo para ser melhor ainda!

Um abraço e até a próxima postagem.

CompartilharTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

4 Comentários

  • NooB Investidor (#)
    3 de maio de 2017

    Parabéns MP!!!

    Agora essa rentabilidade da poupança ficou estranho, encarando o fato da selic e CDI fecharem em 0,79%. Minha poupança bateu 0,5%

    Como vi que vc fez sua planilha, tentou comparar com outras pra ver se bate o resultado?

    Abcs

    • mestrepoup1 (#)
      7 de maio de 2017

      Olá Noob!

      Cara, realmente essa poupança tá confusa hehehe

      Não comparei ainda, mas vou fazer isso.

      Abraço!

  • Viver de Dividendos (#)
    6 de maio de 2017

    Bom resultado MP

    Seguindo forte rumo a IF

    Só abre o olho com esses tds 🙂

    • mestrepoup1 (#)
      7 de maio de 2017

      Olá VdD!

      Obrigado!