Da procrastinação: faça agora e não deixe nada para depois


EDIT: Pessoal, reli o texto hoje e reparei em muitos erros de português. Me desculpem, estou corrigindo aos poucos! Fail!

Um dos maiores males do homem moderno, depois da ansiedade é, sem dúvidas, a procrastinação. O advento da internet e das mídias sociais transformaram qualquer atividade em tarefas extremamente penosas. Hoje vivemos o mal do “amanhã eu faço”, “daqui a pouco resolvo” ou “nah, isso não precisa de minha atenção agora”. Talvez seja por isso que o mundo está assim (caótico?).

As notificações dos celulares e navegadores quebram o foco e nos fazem ter de recomeçar a processo de concentração tudo novamente.

Mas não é só a tecnologia a culpada de tudo. O ser humano naturalmente evolui para tentar tornar tudo mais fácil, mais prático e mais rápido. Qualquer trabalho que fuja dessa tríplice moderna é considerado ardiloso, difícil, complicado, demorado.

Qual o problema em se fazer algo difícil? Nenhum.

Além disso, a procrastinação pode fazer você gastar mais grana, ou deixar de ganhar. Sabia disso?

Mais sobre

Procrastinação vem do latim e significa adiamento. Tudo pode ser deixado para depois, o que interessa agora é meu prazer momentâneo. Isso é ou não uma epidemia? Uma doença que acaba com a produtividade de qualquer um?

O ato de procrastinar leva a pessoa a um ciclo vicioso infinito. Ela não faz o que tinha que fazer, essa tarefa se acumula com outras e depois vira uma enorme bola de neve a qual não é concluída nunca. A pessoa fica perdida.

Os potencializadores da procrastinação

Nessa nossa análise podemos inferir alguns aliados da procrastinação.

Celular e seus filhos (“feice”, twitter, whatsapp, etc. etc. etc. etc. etc.)

Com certeza o pior deles. O celular e suas notificações acabam com qualquer tarefa. Quando você começa a se concentrar, chega uma mensagem no whatsapp ou facebook.

Procrastinação
Bob esponja curte a procrastinação. Não seja como ele.

É natural do ser humano a curiosidade. A pessoa não aguenta esperar acabar a tarefa para ler o que a pessoa enviou, ou o que quer que seja. Ela checa a notificação na hora, e quebra todo o ciclo da concentração. Minutos depois, ele tem que recomeçar do zero. Muitos especialistas já falaram que demoramos, em média, 10 minutos para alcançarmos o ápice da concentração (o qual não dura mais que 30 ou 40 minutos). Ou seja, nossa concentração, além de ser difícil de conseguir, é volátil. Precisamos mantê-la sempre na sua melhor forma.

Barulhos externos

Isso é um fator mais pessoal. Existem pessoas que a concentração é tão alta que pode cair o prédio vizinho e ela não percebe. Eu não sou assim.

Um latido de cachorro, uma sirene, buzina ou vozes altas nas redondezas não me deixam focar. É comum eu usar a playlist de foco do Spotify para alcançar a atenção plena. Por isso é tão importante trabalhar em locais silenciosos.

Televisão

A televisão é uma outra grande vilã. Aquelas propagandas sensacionalistas chamam a atenção da gente, mesmo que em outro cômodo ou no vizinho.

Filmes com tiroteios também é outra coisa que acaba com o foco. Ponha os fones de ouvido! Ou desligue a TV.

Falta de atenção natural

Tem os casos em que a pessoa tem um déficit de atenção (não estou falando da “patologia”, e sim dos casos que a pessoa não tem muita capacidade de foco mas não chega a ser um distúrbio). Qualquer mínimo barulho ou acontecimento fora do comum a faz sair do foco. E para voltar para ele é um Deus nos acuda! A pessoa fica perdida nos seus pensamentos, divagando e sonhando acordado. Não deve ser fácil!

Como se livrar da procrastinação

Coloque o celular no modo silencioso/não perturbe

Nos celulares Apple tem o recurso do Não Perturbe. Use-o. Desligando as notificações é um avanço enorme para você pode resolver aquela pendência.

Lavar a louça, lavar o tênis, fazer um trabalho da faculdade, terminar a planilha para o chefe, responder os emails: desligue seu celular e faça isso em menos tempo que você imagina.

Use fones de ouvido

Uma das vantagens do fone de ouvido é te ajudar a manter o foco. Coloque playlists de foco, música clássica ou qualquer outro tipo de música que vai te ajudar (tenho um amigo que só estuda ouvindo heavy metal).

Focado, é mais difícil você parar a tarefa e ser iludido por outras mais prazerosas.

Peça ajuda

Explique para seus familiares que irá começar um trabalho importante e precisa de silêncio por 25 minutos. Sem TV, sem som, sem conversas altas, sem portas batendo, sem interrupções etc.

Se eles estiverem do seu lado, sua produtividade irá triplicar!

Use pomodoros

Não vou ficar massando barro e falando dos pominhos em todo post. Entre aqui e você entenderá o que estou dizendo.

Use metas, objetivos, conquistas

Também é outra técnica importantíssima para fazer as coisas acontecerem. Como disse no tópico acima, não quero ficar repetitivo. Entre aqui e leia, ou releia, sobre o Wunderlist. Ou aqui para ler meu artigo sobre as metas.

Se mantenha motivado

Meio idiota esse tópico. Apesar de ser extremamente difícil, tente encontrar a sua motivação pessoal para cada tarefa realizada. Se dê recompensas pequenas e contínuas a cada tarefa finalizada.

Com certeza irá se sentir melhor.

Simplesmente faça

Se nada der certo, simplesmente se obrigue a fazer aquilo, mesmo que seja se arrastando. Infelizmente, você não tem opção. Esqueça o facebook e o whatsapp por alguns minutos e foque na sua atividade. Quando acabá-la, descanse por alguns minutos (agora sim, corra para as mídias sociais ou videogames) e volte ao ciclo da produção infinita, rs.

Use uma aba por vez

Navegadores modernos nos permitem abrirmos zilhares de abas. Esqueça. Se for responder seus emails, deixe somente a aba dos emails aberto. E desligue as notificações do navegador!

Procrastinação
Chapolin não leu sobre procrastinação.

Temos uma vontade inquietante de verificar as outras abas recorrentemente. Tente manter somente uma.

Como a procrastinação acaba com sua saúde financeira?

Manutenção dos bens

O bom procrastinador vai deixar pra depois o conserto do carro, a manutenção da máquina de lavar e a pintura externa da casa. Claro que vai! E sabe o que vai acontecer? Vai chegar um dia em que tudo isso irá ser juntar e demandar um grande esforço físico, psicológico e, principalmente, financeiro para colocar tudo no lugar.

Mantenha. suas. coisas. funcionando. perfeitamente. sempre. Assim você não deixa acumular e não precisa gastar uma fortuna de uma vez.

Contas a pagar

Pra que pagar hoje se só vence daqui 10 dias? Ok, para quem tem um controle total sobre seu dinheiro, pagar em dia não é nenhum problema. Mas para aqueles que a mão coça para torrar tudo é bom pagar a fatura antes que ela vença. Sem contar que o pagamento pode dar problema e você ter de pagar multa…

Não adie as contas! Se tem caixa suficiente, pague.

Cursos de capacitação ou línguas

Muitas pessoas empurram o aspecto intelectual/profissional com a barriga. Deixam a pós-graduação para o ano que vem. O curso de língua para depois que o filho crescer, etc. Não procrastine! Faça agora, enquanto há energia e tempo. Você não sabe o dia de amanhã.

Organize seu dia, organize sua vida. Hoje, com a internet, tem-se inúmeras opções para aprender gratuitamente, aproveite.

Organização do orçamento

Para os desorganizados e procrastinadores não há paz nem ordem. Imagina quando se trata de organizar as finanças pessoais? O cidadão sai correndo como se não houvesse amanhã. Só para citar algumas coisas que incitam esse comportamento:

  • Preguiça de mexer com números;
  • Preguiça de fazer contas;
  • Medo de ver o tamanho da dívida;
  • Falta de vontade de organizar a papelada;
  • “Tem tanta coisa muito mais interessante para se fazer” (mantra do procrastinador).

Conclusão

Amigões, façam o que tem que fazer logo.

Quanto mais rápido vocês resolverem as pendências, mais rápido terão tempo livre para o Netflix, Candy Crush, Campeonato Brasileiro, capitche?

Comentem aí, amigos!

Abraço

CompartilharTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

8 Comentários

  • NooB Investidor (#)
    9 de abril de 2017

    Fala Mestre!

    Livro que acabei de ler este mês de abril: 23 Hábitos Anti-Procrastinação.

    É de rápida leitura e tem umas dicas legais tbm!

    Abcs

    • mestrepoup1 (#)
      9 de abril de 2017

      Legal, cara!

      Vou procurar para ler!

      Abraço

  • Stifler Pobre (#)
    10 de abril de 2017

    Fala Mestre!!! Realmente redes sociais, celular tira muita atenção, eu já faço isso faz tempo, deixo o celular no silencioso e ainda sou xingado pelo povo Rsrs

    http://stiflerpobre.blogspot.com

    • Editor Poupador (#)
      10 de abril de 2017

      ahaha

      Isso aí, Stifler!

      Deixe eles xingarem, temos que ter nosso momento de atenção!

      Abs!

  • Cowboy Investidor (#)
    10 de abril de 2017

    Olá MP,
    Excelente post.
    Esse negócio de deixar para depois acontecem com muitas pessoas.
    O bom é planejar algo e executá-lo.
    Abraços.

  • Maestro Investidor (#)
    10 de abril de 2017

    Olá Mestre, rapaz. Não resisti em ler este post. Cara, faço várias coisas pra não procrastinar. Não tenho rede social. Não uso fones de ouvi, mas faço uso de protetores auriculares (aqueles EPIs). Desinstalei todos os aplicativos do celular, exceto o do banco. Ainda peco na hora de pagar contas: deixo pra depois. Mas com a lição do meu carro, não erro mais. Parabéns pela atualidade do post. Abraço.

    • Editor Poupador (#)
      10 de abril de 2017

      Olá MI!

      Obrigado pela visita e pelo comentário amigo. Essa dica dos protetores auriculares é uma boa, hein!
      Vou ver se acho para comprar aqui! haha

      Abss